sábado, 16 de julho de 2011

Cólica menstrual - dicas


A cólica acompanha os ciclos menstruais da maioria das mulheres e é provocada por um aumento de uma substância do útero que gera contrações.
Uma sugestão é se deitar de barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo suavemente o ventre para diminuir a cólica menstrual.
Os chás também podem ajudar muito no combate a dor: a canela é utilizada no tratamento da cólica desde a antiguidade e ervas como a angélica chinesa tem efeito antiespasmódico, já a agoniada, tem efeitos analgésicos.
Colocar a tradicional bolsa de água quente na região lombar e no abdômen estimula a irrigação e relaxa a musculatura, fazendo com que as contrações no útero causem menos dor.
Os alimentos consumidos durante estes dias devem conter cálcio, como os laticínios e vegetais escuros e magnésio, que pode ser encontrado na soja, na banana, na beterraba, na aveia, no tofu, na couve e na abobrinha. As gorduras poliinsaturadas também são indicadas neste período e estão presentes no salmão, no atum e na castanha do Pará. Estes alimentos tem efeito antiinflamatório natural e ainda ajudam a relaxar os músculos.
Alguns alimentos devem ser evitados para que não haja produção ainda maior de hormônios femininos, entre eles estão os embutidos e também as bebidas que contém cafeína.
Massagens podem combater não só as cólicas menstruais mas também os sintomas da TPM: a chinesa e a Ayurvédica são as indicadas pois os pontos pressionados ajudam no tratamento destes incômodos.
A acupuntura tradicional auxilia na diminuição das dores durante a menstruação, pois a aplicação das agulhas tem efeito analgésico, além de regular o ciclo menstrual.
Adote hábitos saudáveis para que se corpo sofra menos com as cólicas menstruais e para que você fique mais disposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário