terça-feira, 2 de novembro de 2010

Intolerância a glúten


Glúten é uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada e centeio. Esta intolerância é denominada doença celíaca, uma patologia autoimune que afeta adultos e crianças e causa danos na parede do intestino delgado, impedindo a absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

Os sintomas incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço, flatulência, irritabilidade e ganho de peso. Na suspeita da doença é realizado exame de sangue. O único tratamento efetivo é uma dieta estritamente sem glúten, por toda a vida.

Para os celíacos os alimentos permitidos são: cereais (milho e arroz); farinhas (arroz, mandioca, milho, fubá, fécula de batata e de mandioca, polvilho doce e azedo); gorduras (vegetal, óleos, margarinas); laticínios (leite, manteiga, queijos e derivados); carnes e ovos (aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar); hortaliças e leguminosas; tubérculos (feijão, cará, inhame, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, batata, mandioca); frutas (todas, ao natural e sucos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário