terça-feira, 23 de novembro de 2010

Melhor posição para dormirmos



Passamos um terço de nossa vida deitados dormindo, a posição em que dormimos pode determinar a forma e a flexibilidade da coluna, o que pode levar a dores e desconfortos. Portanto, podemos afirmar que existem posições que são mais favoráveis e menos favoráveis para a manutenção da saúde da coluna e das articulações.
A posição de dormir que menos beneficia a coluna é a posição de bruços, essa posição causa estresse em dois segmentos da coluna: na coluna cervical, no pescoço; e na coluna lombar.
A posição de barriga para cima é uma posição boa, que deixa a coluna mais reta, pode ser utilizado um travesseiro bem baixinho. A desvantagem desta posição é o ronco.
A posição de lado é a mais indicada para a saúde da coluna vertebral e a melhor para dormir. O travesseiro deve ser largo e firme, de forma a não deformar durante a noite. Também é importante o uso de um travesseiro entre as pernas, que vá do joelho até os pés. Este travesseiro deve dar um suporte para que o peso da perna de cima não faça com que o quadril gire e produza uma torção e tensão na coluna lombar. O uso deste travesseiro diminui esta torção e esta tensão.
Outra boa sugestão par quem dorme nesta posição, é que durma abraçando um travesseiro grande, mais robusto, que não permita que os ombros se fechem e se contraiam durante a noite.
Uma boa noite de sono é fundamental para a restauração da saúde, e em especial, da saúde dos tecidos musculares e articulares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário