domingo, 6 de fevereiro de 2011

Aliviar sintomas da TPM


Aliviar sintomas da TPM. A tensão pré-menstrual causa alterações hormonais, afetam bastante o humor, a sensibilidade e algumas funções fisiológicas, como dor de cabeça, o inchaço, dores nas mamas e modificação na função intestinal.
Mas alguns alimentos podem reduzir esse sofrimento,deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, sal (embutidos, conservas, chocolates, frituras) e que contenham cafeína (café, chá preto e mate, refrigerantes a base de cola e guaraná).
“Todos esses alimentos são considerados como provocadores de reações agravantes do quadro de tensão pré-menstrual”
Aliviam os principais sintomas da TPM. Veja alguns deles:
Vitamina B1: atua na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar. Fontes: arroz integral, amendoim, aveia, gema de ovo, levedo de cerveja, semente de linhaça, semente de girassol, semente de gergelim.
Vitamina B6 – alivia enjôo, cefaléia e irritabilidade. Seus efeitos também se relacionam com a produção de serotonina. Fontes: arroz integral, germe de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum, frango, fígado de boi, folhas verdes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha).
Vitamina E – ameniza o efeito inflamatório, evitando a cefaléia, dores nas mamas e cólicas. Também atua na melhora do humor. Fontes: cereais integrais nozes, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, folhas verde escuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário