terça-feira, 3 de maio de 2011

Reposição hormonal


A reposição hormonal (TRH) é um tratamento para mulheres que estão na menopausa – período em que a mulher sofre com a deficiência dos hormônios estrógeno e progesterona que até então eram produzidos mensalmente pelos ovários.
A falta dos hormônios ovarianos causa diversos problemas. Alguns dos sintomas da deficiência de estrógeno são ondas de calor, dificuldade para controlar a temperatura do corpo, flacidez, mucosas dos sistemas urinário e reprodutivo mais secas (o que leva a dores nas relações sexuais), alterações de humor, ansiedade e depressão, diminuição da libido e insônia. A deficiência de progesterona, por sua vez, causa cólicas, náuseas, retenção de líquido e irritabilidade.
Sem o tratamento adequado para a devida restituição dos hormônios que deixaram de ser produzidos pelos ovários, o organismo da mulher está mais vulnerável ao aumento do colesterol e às doenças cardiovasculares.
O tratamento de reposição hormonal deve ser realizado com hormônios que a mulher sempre teve no seu organismo, o que garante que ela não sentirá efeitos colaterais. Podemos encontrar uma série de métodos de reposição hormonal.
Para definir o melhor método a ser utilizado, é imprescindível procurar a orientação de um médico. No caso da TRH, o ideal é buscar auxílio de um ginecologista aliado ao de um endocrinologista, afinal cada mulher precisa de uma diferente dosagem de hormônio por um determinado período de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário