sexta-feira, 22 de julho de 2011

Alimentos que aumentam a imunidade


O nosso organismo está constantemente exposto a bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos que podem atacá-lo a qualquer momento causando doenças. Entretanto, o corpo está equipado com o sistema imunológico, um verdadeiro exército de células, tecidos, órgãos e substâncias que têm a função de combater esses invasores externos.
Veja agora alguns dos alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam a aumentar a imunidade:
•Frutas: cítricas (laranja, limão, abacaxi, acerola, kiwi), melão, pitanga, goiaba, caju, mamão, melão, manga, melancia, banana, caqui, damasco, cereja, abacate
•Verduras: agrião, espinafre, couve, brócolis, rúcula
•Legumes: tomate, cenoura, beterraba, pimentão amarelo, lentilha e chuchu
•Cereais: arroz integral, semente de girassol, soja
•Condimentos: açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, salsa, tomilho, louro, manjericão, manjerona, orégano, pimenta, gengibre, alecrim
•Outras fontes: fígado, peixe, frango, gema de ovo, nozes, óleos vegetais de soja, arroz, algodão, milho e girassol
Os iogurtes com lactobacilos vivos têm um papel importante nesta questão, pois são ricos em probióticos, bactérias que ajudam a restabelecer a flora intestinal e estão envolvidas na produção de uma substância com ação antiviral que ajuda a combater os invasores. Também favorecem a absorção de nutrientes dos outros alimentos, o que também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Para exercer uma função protetora, os nutrientes que reforçam o sistema imunológico devem ser ingeridos diariamente. Comê-los esporadicamente não deixará o corpo protegido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário