domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ar-condicionado prejudica saúde respiratória


O ar-condicionado pode se tornar um grande vilão para aqueles que sofrem com doenças respiratórias, já que o uso inadequado e a falta de limpeza podem aumentar a incidência de rinites, sinusites e outras reações alérgicas.
O ar-condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas, destruindo anticorpos e enzimas que protegem o corpo, predispondo ainda mais as pessoas aos riscos de infecções. “O aparelho retira umidade do ambiente, deixando o ar seco, o que prejudica o bom funcionamento das vias respiratórias, desde o nariz até os pulmões.
Além disso, se o filtro do ar-condicionado estiver vencido, pode enviar impurezas para o ambiente, provocando alergias e infecções.
A manutenção do aparelho previne a proliferação de microrganismos nocivos, como ácaros, bactérias, fungos e vírus transmissores de doenças, além de aumentar a vida útil do aparelho e garante a qualidade do ar que todos vão respirar. “O ideal é que quem esteja no ar-condicionado tome bastante líquido e use solução fisiológica nas narinas para evitar essa desidratação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário