terça-feira, 12 de julho de 2011

Fibromialgia


A fibromialgia é uma doença caracterizada por dores musculares crônicas que podem aparecer no corpo todo, principalmente nos braços, pernas, costas, nádegas, ombros, rosto e em pontos específicos quando pressionados.Outros sintomas da fibromialgia são cansaço e falta de energia, formigamento, dormência principalmente nas mãos e pés, rigidez muscular e câimbras nas pernas.
Muitos doentes podem apresentar ainda ansiedade, depressão, nervosismo, sono superficial, déficits de memória e concentração, infecções urinárias, irregularidades no fluxo menstrual e sensibilidade ao frio.
As mulheres entre 20 e 50 anos de idade são as principais vítimas, representando 80% dos casos. Embora alguns especialistas atribuam as dores generalizadas aos hormônios, as causas da fibromialgia ainda são desconhecidas.
Um dos grandes benefícios da atividade física para quem sofre com a fibromialgia é o estímulo à produção de endorfinas, que aumentam a sensação de bem-estar e funcionam como analgésico, proporcionando alívio dos sintomas.
A prática de atividade física para quem tem a doença deve ter sempre o objetivo de proporcionar relaxamento muscular. Dessa forma, alongamento e exercícios feitos dentro da água são os mais indicados.

Evitar algumas atividades que pioram os sintomas, como realizar movimentos repetitivos, permanecer sentado ou em qualquer posição por muito tempo, digitar, caminhar longas distâncias e levantar peso também é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário