sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Passar roupa- dicas




Ter um bom ferro de passar é o primeiro passo. Existem modelos que funcionam a seco ou a vapor, que facilita a eliminação de rugas e vincos nas roupas. Prefira os modelos com termostato prático, que disponha de várias opções de níveis de temperatura. Assim, você pode ajustar a temperatura ideal de acordo com cada tipo de tecido. A temperatura ideal em que a peça deve ser passada geralmente vem indicada na etiqueta. Caso a etiqueta não traga essa informação, vá aumentando a temperatura do ferro aos poucos.
Não deixar as roupas expostas ao sol por muito tempo, pois elas ficam mais difíceis de passar. O ideal é que elas sejam recolhidas do varal assim que estiverem secas.
Dobre cada peça com muito cuidado, deixando bem esticadas para evitar que amassem mais. A única exceção são as camisas sociais, que são mais trabalhosas na hora de passar e por isso, devem ir do varal diretamente para o cabide.
Use produtos que auxiliam na remoção de vincos e partes enrugadas e fazem com que o ferro deslize mais facilmente. Se não tiver esses produtos, você pode borrifar água misturada com um pouco de amaciante. Nas roupas pretas, o correto é borrifar somente água pura para evitar que fiquem com o aspecto de que estão cheias de pelos.
As roupas pretas e de tecidos como crepe, cetim e linho devem ser passadas do avesso. Outra opção é colocar um pano bem fino por cima. Isso evita brilhos e marcas indesejáveis. Siga a mesma orientação para peças delicadas, com bordados, aplicações ou estampas emborrachadas e use o ferro em baixa temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário