quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez


Existem certas opções de alimentos que devem ser suspensas pelas gestantes em geral.
*Risque do cardápio ovos crus, eles podem ser fonte de bactérias que prejudicam a mãe e o bebê. O ideal é cozinha-los até que a gema e a clara estejam firmes para evitar contaminação por salmonela.
*A cafeína é encontrada naturalmente no café, no chá, nas bebidas à base de cola, no chocolate e em alguns medicamentos. Ela também aumenta a produção dos hormônios do estresse, provocando compressão dos vasos sanguíneos uterinos, o que pode reduzir temporariamente a quantidade de oxigênio enviada ao feto. Portanto, o mais seguro é evitar a cafeína até o nascimento do bebê.
*Jamais coma qualquer tipo de carne que não esteja bem cozida. As carnes cruas ou mal passadas brancas ou vermelhas, principalmente as de porco e de carneiro, podem conter micro-organismos causadores da toxoplasmose. Ela pode ser transmitida congenitamente, da mãe para o feto.
* As gestantes e mulheres que estão amamentando também devem evitar a sacarina, dando preferência a sucralose e stévia. Em caso de diabetes, a melhor opção é usar o aspartame respeitando o limite diário de 40mg por kg de peso.
*Os peixes de grande profundidade, como o atum e o salmão, devem ser evitados por conter grandes altos níveis de mercúrio, substância prejudicial ao sistema nervoso e ao desenvolvimento cerebral do feto. A maioria dos alimentos provenientes do mar, como certos peixes e mariscos são seguros para se comer durante a gravidez, desde que sejam bem cozidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário