domingo, 23 de outubro de 2011

Exames pré-nupciais


O ideal é que o casal marque uma consulta com um ginecologista e um urologista de inteira confiança de seis a três meses antes do casamento. Para a mulher, os exames pré-nupciais incluem uma avaliação de prováveis fatores de risco para uma gestação, orientação sobre métodos contraceptivos e sobre como ter uma vida sexual saudável.
Hoje, eles estão mais sofisticados e completos, possibilitando um diagnóstico e tratamento precoce de doenças que podem comprometer futuras gestações.
Para as pacientes que não são virgens, é preciso fazer o exame de Papanicolau, além de uma ultrassonografia transvaginal. Para as virgens, o recomendado é uma ultrassonografia pélvica por via abdominal.
Os exames de sangue são os mais comuns na avaliação pré-nupcial, porém muito importantes para detectar anemia, avaliar doenças infecciosas como hepatites dos tipos B e C, sífilis, AIDS, toxoplasmose e rubéola, além de identificar a tipagem sanguínea, verificar as dosagens hormonais e a ovulação.
Entram na lista do check-up pré-nupcial uma avaliação das vacinas que o casal já tomou, do histórico de medicamentos que cada um fez ou faz uso e dos vícios que sejam prejudiciais à saúde. Além disso, é preciso levantar os episódios de anomalias genéticas na família e se a noiva passou por aborto ou gravidez anterior.
Vale lembrar que os exames pré-nupciais não são obrigatórios, mas são o primeiro passo para o planejamento familiar e de extrema importância para os casais que pretendem ter filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário