quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Exercícios físicos durante a gravidez



Praticar exercícios físicos durante a gravidez ajuda a aliviar tais incômodos e é fundamental para uma gestação mais tranquila e saudável. Além disso, traz benefícios para a mulher durante e depois da gestação.
As atividades praticadas durante os nove meses ajudam a fortalecer e tonificar os músculos, melhorar a postura, controlar o peso, aumentar a resistência muscular, cardiorrespiratória e ainda facilitam o trabalho de parto, causando menos dores.
Depois que o bebê nasce, os efeitos dos exercícios praticados na gravidez podem ser sentidos na balança: fica mais fácil voltar à forma e equilibrar o peso, eliminando os quilos extras.
Os exercícios físicos no período de gestação devem ser adaptados de acordo com cada fase da gravidez, apresentando escala, duração e frequência mais leves e moderadas que permitam que a mulher consiga manter o ritmo das atividades sem fazer muito esforço. E o mais importante, manter o corpo em movimento sem colocar a sua saúde e a do bebê em risco.
Atividades aeróbicas como a hidroginástica, caminhada, alongamento, ginástica localizada, ioga e pilates são as mais indicadas e devem ser praticadas até três vezes por semana para não exigir muito da futura mamãe.
Não dispense o acompanhamento de um especialista no assunto e, principalmente, de um médico durante todo o período. Além de mexer o corpo, seguir uma dieta balanceada e consumir bastante líquido diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário