quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O que é HPV ?


O HPV se instala no organismo quando o sistema imunológico está enfraquecido e o maior perigo da doença é ela pode agir de maneira silenciosa no organismo. O vírus pode ficar por muito tempo no organismo sem se manifestar, apesar de poder ser transmitido, e entrar em em ação em situações de estresse, porém quando eles ocorrem, são caracterizados por coceira, corrimento ou dor durante a relação sexual.
Outros sinais característicos para identificar a presença do HPV são verrugas ou manchas brancas na área genital. Quando essas lesões se tornam visíveis, indicam que a doença se encontra em um estágio avançado.
O principal exame para detectar o HPV nas mulheres é o Papanicolau, um exame preventivo que não detecta o vírus, mas consegue identificar as alterações que ele pode causar nas células.
Se a doença for diagnosticada, é muito importante seguir o tratamento corretamente. O tratamento do HPV pode ser feito com medicamentos tópicos e orais. Em alguns casos, costuma-se indicar ácidos ou aplicações de laser para acabar com as verrugas.
Ainda não há cura para a infecção pelo HPV, mas é possível controlar a ação do vírus no organismo. Um dos principais motivos é que a doença pode evoluir para câncer de colo de útero se não receber os cuidados adequados.
Prevenir é :
•Manter a higiene da região íntima;
•Não dispensar a camisinha nas relações sexuais;
•Ter um parceiro fixo ou reduzir o número de parceiros;
•Visitar regularmente o ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário