domingo, 6 de novembro de 2011

Substituições menos calóricos


*As panquecas podem ficar menos calóricas se a farinha branca for substituída pela farinha integral ou farinha de aveia no preparo da massa. A receita fica mais leve e saudável sem perder o sabor.
Escolha recheios como tomate seco com rúcula, frango desfiado com cenoura e troque o queijo amarelo pelo queijo branco. Para acompanhar, substitua os molhos industrializados pelos naturais.
*Procure preparar a lasanha com massas integrais, substitua o queijo amarelo e calórico pelo queijo branco, o molho industrializado pelo natural. O recheio deve ser rico em fibras e pode ser misturado com farelo de linhaça, que ajuda a controlar a compulsão alimentar dando a sensação de saciedade.
Algumas sugestões saborosas e que não engordam são a de espinafre, tomate com rúcula, frango com vegetais, carne de soja berinjela.
*Para preparar uma receita de frango empanado mais saudável, mas sem perder aquela casquinha crocante, a sugestão é passar o frango na mistura de leite integral com ovo e empanar com farinha integral ou farinha feita com torradas light trituradas.
Ao invés de fritar o frango, leve ao forno por alguns minutos. Os empanados ficam sequinhos sem precisar usar óleo.
*Para poder comer o arroz de forma mais saudável, experimente trocar o alimento pela versão integral, que é rica em fibras, promove a sensação de saciedade e ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.
Experimente preparar o arroz e em seguida acrescentar vegetais como cenoura, ervilha, cebola e milho. Além de deixar a refeição mais completa, o prato fica saboroso e muito colorido.
*Para comer macarronada sem engordar, a dica é substituir os molhos cremosos e industrializados pelo molho vermelho preparado com tomates frescos, folhas de manjericão e um pouco de azeite. Troque o queijo calórico por pedacinhos de ricota.
*A salada de frutas é uma sobremesa saborosa, acrescentar iogurte desnatado batido com adoçante e uma pitada de essência de baunilha, a mistura fica mais natural e com menos calorias.
*Prepare bolos menos calóricas substituindo alguns ingredientes: troque a manteiga pelo azeite, a farinha branca pela integral e acrescente linhaça na massa.
Prefira recheios com mais frutas do que cremes ou chocolate e diminua ¼ da quantidade de açúcar da receita. A cobertura do bolo deve ser preparada de preferência com ingredientes light ou frutas e cereais, como a granola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário